sexta-feira, 11 de março de 2011

Problemas com a placa principal

Sendo o processador o cérebro do computador, pode-se dizer que a motherboard é a espinha dorsal, é através dela que o processador se comunica com os demais periféricos.
As motherboards distinguem-se uma da outra pelo formato, pela técnologia suportada e pela velocidade de comunicação com os periféricos.
Afim de padronizar os tamanhos das motherboards foram criados formatos padrão dentre quais os formatos AT (Advanced Technology) e ATX (Advanced Technology Extended) são os mais encontrados.

AT (ADVANCED TECHNOLOGY)

Esse formato é um dos padrões mais antigos desenvolvidos, devido ao seu espaço fisico a versão original do padrão AT foi substituída pelo padrão AT baby sendo este o padrão que utilizam o formato AT.

ATX (ADVANCED TECHNOLOGY EXTENDED)

Este é o padrão e foi criado a fim de solucionar os problemas do formáto AT, traz caracteristicas como:

  • Ligações de portas paralelas e Serial on-board;
  • Ligações para rato e teclado padrão Ps2 on-board;
  • Redução de tamanho;
  • Maior circulação de ar;
  • Ligação de alimentação com encaixe em uma unica posição
  • Maior facilidade na gestão de energia (Liga e desliga via software).
Especificações

As especificações técnicas são importantes na hora de reparar uma motherboard, pois é através dela que podemos obter ajuda com o fabricante ou na internet. A identificação pode ser feita através na própria placa (mais comum nas placas Asus) ou através de alguma etiqueta, vejamos alguns exemplos:

Marcações e Etiquetas

Podemos também identificar através da BIOS

Uma vez identificado o fabricante será possível encontrar as especificações técnicas no site dele mesmo.

Substituir a motherboard é a tarefa mais complicada e que exige mais tempo em toda a reparação de computadores, simplesmente  porque existem muitas ligações a ter em conta.
Se uma motherboard falha, não existe outra opção a não ser a sua substituição. Se o objectivo é simplesmente reparar o computador com um baixo custo, talvez seja viável tentar encontrar uma placa que aceite o processador e memória, senão, o preferível é substituir todo o sistema.
Contudo, numa avaria, deve-se verificar a documentação, suporte e actualizações disponíveis.

Os passos para substituir e motherboard são os seguintes:
  • Desligar todos os cabos e remover as expansões colocadas na motherboard.
  • Remover os parafusos ou outros elementos de encaixe entre a placa e a caixa.
  • Remover o CPU e a memória. 
  • Instalar a nova motherboard e repetir os passos anteriores pela ordem inversa.
Muitas vezes culpamos o placa principal por problemas que na realidade provêm de outros componentes ou periféricos.
Problemas na placa principal normalmente são raros, por isso, antes de culparmos a placa principal, convém verificar inicialmente as ligações a outro hardware: se os cabos estão convenientemente ligados e as placas bem encaixadas.

Aqui fica uma lista com tarefas a realizar para verificar se a avaria será na placa principal:

1) Tem o mínimo de componentes necessários para o computador arrancar? Um sistema funcional inclui a placa principal, o processador e pelo menos um banco de memórias cheio, uma placa de vídeo e uma drive com software de arranque. Está tudo conectado e ligado?


2) Verificar se as condições dos jumpers estão correctas para o tipo de processador, velocidade, tensão de alimentação, etc. É muito importante ter o manual da placa para isso.

3) Se efectuou alterações à configuração na BIOS, vá ao setup da máquina e carregue os valores predefinidos. Na configuração do setup há uma opção intitulada "Load BIOS Defaults" e, em caso de dúvida, use-a.

4) Verifique o estado físico da placa principal e veja se não tem nenhuma rachadura ou pinos dobrados que possam fazer algum contacto indevido.

5) Veja se a fonte de alimentação tem potência suficiente para alimentar todos os periféricos instalados. Uma fonte de alimentação deve ter uma potência entre os 200W e os 500W pelo menos.

6) Verifique, se possível, na internet se há algum bug conhecido para esse modelo de placa e verifique no site do fabricante se há alguma informação ou update para a BIOS.

A placa principal está estalada

Estalar a placa principal não é comum. Quando montamos a motherboard, deixamos áreas grandes sem qualquer apoio de base. Devemos ter atenção aos cantos e aos pinos. Devemos ter cuidado a colocar placas nas slots de expansão pois podemos estalar a motherboard.
Caso a placa principal estale, e porque a placa principal é composta por várias camadas de circuito impresso, partindo as pistas de uma camada intermédia, não restará nada a fazer.

0 comentários:

Enviar um comentário

toolbar powered by Conduit