O SETUP (BIOS)
BIOS significa "Basic Input Output System", ou "Sistema Básico de Entrada e de Saída". Um computador é composto de hardware é toda a parte física do computador: motherboard, processador, memórias, disco rígido, etc. Enquanto o software é a parte lógica que coordena o seu funcionamento, a BIOS é justamente a primeira camada de software do sistema, que fica gravada num pequeno chip na motherboard, e tem a função de "dar a partida", reconhecendo os dispositivos instalados no computador e realizando o BOOT. Mesmo depois do carregamento do sistema operativo, a BIOS continua a fornecer muitas informações e executando tarefas indispensáveis para o funcionamento do sistema.
Através da BIOS podemos personalizar muitas opções relacionadas com o modo de funcionamento e desempenho do computador. Uma boa configuração pode tornar o sistema muito mais estável.O POST
Durante o BOOT, a BIOS realiza uma série de testes, cuja função é determinar com exactidão os componentes de hardware instalados no sistema. Este teste é chamado de POST, ou "Power-On Self Test". Os dados do POST são mostrados durante a inicialização, na forma daquela tabela que aparece antes do carregamento do sistema operativo, indicando a quantidade de memória instalada, assim como os discos rígidos, drives de disquetes, portas serias e paralelas e drives de CD-Rom padrão IDE instalados no computador.
Após terminado o POST, a BIOS gera um relatório informando detalhes sobre o hardware instalado no computador, permitindo saber sem margem de erro detalhes sobre a sua configuração. Para paralisar, o ecrã tempo suficiente para ler todas as informações, basta pressionar a tecla "Pause/Break" do teclado.
Mensagens de Erro
A função do POST é verificar se tudo está a funcionar correctamente. Caso seja detectado algum problema num componente vital para o funcionamento do sistema, como as memórias, processador ou placa de vídeo, a BIOS emitirá uma certa sequência de bips sonoros, alertando sobre o problema. Problemas menores, como conflitos de endereços, problemas com o teclado, ou falhas do disco rígido serão mostrados na forma de mensagens no ecrã.
O código de beeps varia de acordo com a marca da BIOS (AMI, AWARD, IBM, MACHINTOSH, PHOENIX entre outras) ou mesmo, de uma motherboard para a outra. Geralmente o manual da placa traz uma tabela com as sequências de beeps usadas. Apenas como referência no caso da ausência do manual da motherboard, segue uma pequena lista de beeps padrão em BIOS AMI:
Beeps: Um longo.
Problema: Algo se passa com a memória.
Solução: Remova a RAM e volte a colocá-la.
Beeps: Um longo, dois curtos ou um longo e três curtos.
Problema: Placa Gráfica ou a memória desta última.
Solução: Substitua a placa gráfica ou a sua memória.
Beeps: Continuo.
Problema: Isto é causado normalmente por um problema de memória, mas também pode indicar problemas de vídeo.
Solução: Volte a colocar ou substitua a memória e/ou a placa gráfica.
Geralmente quando tudo está a funcionar, independentemente da marca, a BIOS emite um beep durante a inicialização do computador, este não deve ser confundido com os anteriores. Se nenhum som é emitido quando o sistema inicializa, verifique se o fio do som está ligado correctamente.
Quando são detectados problemas menores durante o POST, que não impedem o funcionamento do sistema, ao invés de beeps são mostradas mensagens de erro no ecrã, indicando o problema.
0 comentários:
Enviar um comentário